27.08.2020

blogs pessoais

E aqui estamos novamente, mais um blog, um endereço aleatório na internet para divulgar pensamentos, ideias, reflexões e qualquer coisa que eu queria. Já desisti de pensar que consigo ficar sem escrever, porque nos últimos 15 anos, eu mudei tantas coisas na minha vida, mas nunca, nunca mesmo deixei de escrever. Por isso quando anunciei que o aptox seria engavetado, já sabia que um outro blog precisaria renascer. E talvez esse fosse um retorno ao mundo dos blogs pessoais.

E cá estamos, nesse domínio que já possuo há 5 anos e que já foi blog, portfólio e uma série de coisas. Hoje penso que me encontro em uma fase mais madura e tendo empreendido diversas formas de blog e negócios digitais, precisava mesmo separar uma coisa da outra, tendo um espacinho para eu escrever minhas eventuais divagações e compartilhar um pouco do meu olhar estético sobre o mundo. Aliás esse é um momento da minha vida para retomar isso com muito propósito. Venho passando por muitas mudanças e sinto que tudo que vivi foi extremamente importante para me trazer até aqui, mas hoje me sinto começando uma nova jornada. E escrever minhas percepções, compartilhar e registrar minha visão sobre o mundo será uma forma de construir um novo olhar sobre ele. Olhar esse que espero ser mais integrado e grato. Que constrói pontes e reflete sobre as belezas cotidianas que podemos encontrar no mundo.

E posso dizer que já começa por esse layout. Creio que há uns 3 anos pelo menos que não tenho nada tão desenhado. Na verdade, acho que desde o começo dessa década eu entrei em uma espiral minimalista que me fez reduzir tudo e buscar uma estética pura, focada no essencial. Ocorre que hoje tenho trilhado uma caminho de reconstrução de uma antiga personalidade que adorava o exagero das formas, das cores. E nessa tentativa de reintegrar ambas as partes de mim, surgiu esse layout: ainda minimalista nas cores, mas com aquele toque ilustrado que tem a minha cara, com elementos da natureza que carregam símbolos extremamente importantes para mim.

Escolhi flores e folhas porque representam a delicadeza da organicidade da vida que tanto me cativa. E somei a isso a habilidade cooperativa das abelhas que tem sido um símbolo de muito aprendizado, por se organizarem de forma complexa e leal em sociedades colaborativas e dedicadas ao trabalho. Com isso desenhei um layout que refletisse esse meu estado de espírito e convertesse esse desejo em um ambiente gostoso para leitura que espero serem inspiradoras para mim e para quem lê do outro lado da tela.

 

E essa tendência de retorno aos blogs pessoais?

Ao desenhar esse layout fiquei pensando em tudo que tenho estudado sobre marketing e como tem crescido o foco em blogs e na construção de autoridade através de ter um espaço próprio na internet. E pensando também na evolução do design que teve aquela fase minimalista e hoje – assim como eu – tem buscado inspiração em tempos  mais antigos da internet, onde tudo era mais colorido e divertido. Chego a conclusão que tudo realmente são fases e que se permitir navegar por esses estágios traz maior fluidez a vida além da possibilidade de crescimento e evolução constantes.

Finalizo assim com a inauguração desse novo espaço. Onde pretendo compartilhar fragmentos da vida, minhas inspirações, ideias, momentos… registrar um cotidiano bonito sobre uma vida que busco viver cada dia com propósito e significado. E assim retomar o hábito de fazer ela além de tudo, memorável. Como um livro que se escreve e ao passar dos anos, podemos regressar em uma doce leitura, relembrar nosso amadurecimento ao longo dessa jornada.

E espero encontra-los também por aqui, para que possamos fazer essa troca tão gostosa que a era da internet nos trouxe. Um grande abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comments

  • Tety

    eba ♥
    cheguei!
    já preciso dizer que o novo layout esta lindo! e estou muito feliz que tenha voltado, assim como voce também nao me imagino sem o blog, por mais que exista o instagram, o blog é aquele lugar que sempre será nosso, e que só vem quem quer ficar de verdade,
    seja bem vinda novamente e sucesso com o novo blog!
    beijos,

  • Giih

    Que bacana jess, é tão legal blog pessoal, confesso que muitas vezes me deparo olhando o meu antigo, e fico querendo voltar.

    Aguardando seus próximos posts. Felicidades 🙂