O exercício de pedalar regularmente pode ajudar muito em várias aprendizagens e qualidade de vida. E isso é ainda mais verdade quando se pensa nas crianças. Veja os benefícios que esse hábito pode trazer a elas!
Incentivar as crianças a praticar atividades variadas pode ser ótimo para motivar nelas a criatividade e vários aprendizados (motores, linguísticos, cognitivos, sociais, entre outros exemplos).
Na área das atividades físicas, a prática regular de exercícios também é importante em tudo isso, além de evitar que a criança tenha uma rotina sedentária.
Por isso, se você está pensando em incrementar a rotina das crianças com as quais convive, veja o benefício de incentivá-las a andar de bike desde cedo e então busque a melhor bicicleta infantil para cada uma delas!
Desenvolvimento físico e motor
É fácil imaginar que pedalar desde pequeno contribui para se desenvolver habilidades motoras como equilibrar-se, levantar e descer, pegar o guidão da bike, entre outros exemplos.
A prática de ciclismo para as crianças também é ótima para fortalecer músculos e articulações, além de propiciar o ganho de massa óssea. Pedalar também ajuda na coordenação motora e na postura dos pequenos, além de desenvolver resistência física. Pedalar regularmente também é ótimo para prevenir e controlar a diabetes, já que regula os níveis de açúcar no sangue.
Desenvolvimento emocional
Ao pedalar, as crianças também podem se desenvolver emocionalmente, já que precisam desenvolver confiança para aprender a pedalar. E também disciplina e persistência para levantar e pedalar de novo após cada queda.
Outro aprendizado se refere à melhor dimensão do espaço ao redor. Pedalar também pode proporcionar às crianças maior senso de autonomia e responsabilidade, já que elas aprendem que é necessário utilizar equipamento de proteção (como capacete, joelheira e cotoveleira) e que é necessário cuidado para não atropelar outras pessoas.
Socialização e saúde mental
Fazer atividades ao ar livre sempre é uma oportunidade para conhecer outras pessoas e ampliar o seu círculo social. Isso é ainda mais verdadeiro quando o público em questão são as crianças.
Ao serem acompanhadas por adultos e amigos, elas desenvolvem habilidade de interação, fortalecem vínculos e se sentem mais estimuladas a seguir pedalando nos dias em que a preguiça bater.
Fazer novos amigos é ótimo para fazer as crianças se sentirem parte de algo maior, um grupo com o qual se identificam. E, a partir disso, se sentem mais encorajadas a interagir com outras pessoas em outros ambientes. Pedalar desde pequeno também é uma atividade excelente para a saúde mental, pois reduz estresse e aumenta a sensação de bem-estar de forma geral.
Hábitos saudáveis e contato com a natureza
Incentivar uma criança a manter hábitos saudáveis desde pequena é a melhor forma de propiciar a ela saúde e bem-estar, a longo prazo. Evitar o sedentarismo é uma necessidade cada vez mais evidente, já que boa parte das crianças acaba passando horas do dia em frente a diferentes telas (televisões, celulares e computadores). Ao mostrar que as crianças podem percorrer longas distâncias com a bike, você os ensina que ela também pode ser usada como meio de transporte futuramente.
Pedalar também requer que quem o pratica interaja com o ambiente ao redor. Ao fazer isso em uma área que privilegia áreas verdes, você incentiva os pequenos a manter contato com a natureza e aprender a apreciá-la, fomentando a sua curiosidade para conhecer mais a vegetação ao redor.
Você já viu que incentivar crianças a pedalar desde pequenas é algo maravilhoso para a saúde delas como um todo. Tente começar a estimular isso aos poucos, através de alguns passeios em parques e praças. Converse com os pais de amigos do seu filho e tente combinar uma saída coletiva – que pode ser um estímulo ainda maior para os pequenos e criar ótimas memórias. Tenha paciência no começo, lembre-se que ele está aprendendo e comemore com ele cada aprendizagem!